Resumo
- O município recebeu nota B no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) de 2024, divulgado pelo TCE-SP.
- Saltinho teve a mesma nota que Capivari, Limeira e Santa Bárbara D’Oeste, enquanto cidades como Piracicaba e Elias Fausto ficaram com nível C.
- Helinho Bernardino destacou que a nota reflete a gestão responsável e transparente, com compromisso em melhorar os serviços públicos.
O prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino (PL) e toda sua equipe de gestão pública comemoraram a nota do município no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) de 2024. A avalição é realizada e divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Para definição das notas são medidos sete índices temáticos: planejamento, cenário fiscal, saúde, meio ambiente, proteção dos cidadãos e tecnologia.
A partir desses critérios, as cidades recebem uma nota entre as seguintes: A (Altamente Efetiva); B+ (Muito Efetiva); B (Efetiva); C+ (Em Fase de Adequação) e C (Baixo Nível de Adequação). Saltinho ficou com a nota (B) caracterizada como “efetiva”, nota semelhante aos municípios de Capivari, Limeira e Santa Bárbara D´Oeste. Nenhuma prefeitura do estado teve a gestão considerada altamente efetiva.

O prefeito Helinho Bernardino comentou a nota efetiva de Saltinho. “Receber a nota ‘Efetiva’ no IEGM 2024 é um reconhecimento do trabalho sério e responsável que estamos desenvolvendo em Saltinho. Isso demonstra que estamos no caminho certo, gerindo os recursos públicos com planejamento e transparência para oferecer sempre o melhor à nossa população. Seguiremos empenhados em aprimorar nossos serviços e buscar ainda mais avanços para o município”, declarou.
Por outro lado, cidades da região de Piracicaba como: Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Iracemápolis, Mombuca, Piracicaba, Rafard e Rio das Pedras foram consideradas com nota C – “baixo nível de adequação”.