Blog

Saúde confirma primeiro óbito por dengue em 2025 e pede que população redobre os cuidados

Com o apoio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde estão realizando ações educativas e orientativas casa a casa, de segunda a sexta-feira.

Resumo

  • Paciente é idoso, do sexo feminino, com comorbidades e morador da região Sul da cidade.
  •  O resultado veio após conclusão de investigação epidemiológica e exame realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. 
  • De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 07/03/25 – em dados provisórios – foram 3.782 notificações para a dengue com 462 casos, um óbito anunciado e não há outros em investigação. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira, 07 de março, o primeiro óbito por dengue em Piracicaba em 2025. O caso foi registrado após investigação epidemiológica e exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A vítima é uma mulher idosa, entre 60 e 69 anos, com comorbidades, residente na região Sul da cidade. O falecimento ocorreu entre 16 e 22 de fevereiro e foi causado pelo sorotipo 2 da dengue.

Conforme dados provisórios da Vigilância Epidemiológica (VE), entre 01/01 e 07/03 de 2025, foram registradas 3.782 notificações de dengue, com 462 casos confirmados e um óbito. Não há outros óbitos em investigação até o momento. Em comparação, no mesmo período de 2024, foram 10.349 notificações, 3.399 casos confirmados e dois óbitos.

Foto- Divulgação

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos e intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com o apoio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde estão realizando ações educativas e orientativas casa a casa, de segunda a sexta-feira.

Além disso, os arrastões e mutirões continuam aos sábados, e as equipes de nebulização estão atuando nas áreas com maior número de casos, além de realizar a remoção de objetos que possam acumular água, especialmente em residências de acumuladores, e entrar em locais suspeitos de criadouros.

Foto- Divulgação

Neste sábado, 08 de março, o Arrastão da Dengue será realizado das 8h às 14h na região do Campestre e adjacências, enquanto o Mutirão da Dengue ocorrerá das 7h às 12h na região da Pauliceia e bairros vizinhos.

DENÚNCIA: Para denunciar imóveis abandonados ou locais com possíveis focos de dengue, basta registrar a solicitação pelo SIP 156. Para outras orientações, entre em contato com o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Tags:

dengue - notícias de piracicaba - Piracicaba - prefeitura de Piracicaba

Compartilhe também em suas redes sociais:

Blog

Rota Cervejeira promove Oktober Day com tour por sete fábricas de Piracicaba

Blog

Chefe do PCC “tuta” é transferido para penitenciária de segurança máxima em São Paulo

Blog

Zé ramalho, nando reis e paralamas do sucesso juntos em Piracicaba no “um festival”

Blog

Bebida adulterada com metanol pode ter causado morte e acende alerta em Piracicaba