RESUMO
- Brasileiro conquista primeira vitória no maior torneio de tenis do mundo
- João atingiu os 6 sets de pontuação durante toda a partida
- A última grande promessa do tênis brasileiro em Roland Garros havia sido Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio entre 1997 e 2001.
O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 17 anos, conquistou nesta segunda-feira (27) sua primeira vitória em uma chave principal de Grand Slam, ao bater o francês Arthur Cazaux na estreia de Roland Garros, em Paris. A partida marcou não apenas um marco pessoal na carreira promissora do carioca, mas também reacendeu as esperanças do Brasil em voltar a figurar entre os grandes nomes do tênis mundial.
Com personalidade e um jogo agressivo do início ao fim, Fonseca venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2, em pouco mais de duas horas e meia. Enfrentando um rival da casa e lidando com a pressão da estreia no saibro francês, o brasileiro mostrou maturidade e controle emocional, características incomuns para um atleta de sua idade.
Atual número 1 do mundo no ranking juvenil até o início do ano, João Fonseca vem chamando a atenção desde sua participação no US Open de 2023, quando chegou às semifinais do torneio júnior. Agora, como profissional, dá os primeiros passos no circuito da ATP com atuações sólidas e crescente destaque na mídia internacional.Na próxima fase, o brasileiro enfrentará um adversário mais bem ranqueado e com maior experiência no circuito, o que promete ser mais um teste importante para medir seu potencial nesta fase inicial de carreira.
A última grande promessa do tênis brasileiro em Roland Garros havia sido Gustavo Kuerten, tricampeão do torneio entre 1997 e 2001. Embora as comparações ainda sejam prematuras, o talento e a determinação de João Fonseca já o colocam no radar dos fãs e especialistas como um nome a ser acompanhado de perto nos próximos anos.