RESUMO

Nesta terça feira (29), a Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma nota desmentindo a informação de um possível novo uniforme vermelho da seleção brasileira. A CBF afirmou que as imagens não são oficiais e que continua seguindo fielmente o compromisso com o estatuto da instituição, que estabelece obrigatoriamente as cores da bandeira no uniforme.

Os ânimos se exaltaram por todos os lados, principalmente entre os torcedores da seleção. Um fato curioso e pouco conhecido é que a cor vermelha já esteve presente em torneios disputados pela seleção em mais de uma ocasião. Em 1917, durante o Torneio Sul-Americano, atual Copa América, a equipe brasileira precisou alterar as cores tradicionais de seu uniforme logo após a definição dos confrontos contra Argentina e Chile, cujas seleções também utilizavam o branco como cor principal. Diante dessa situação, a equipe canarinho foi obrigada a improvisar e adotou a cor vermelha para disputar a competição.

Já em 1936, no mesmo torneio, desta vez com sede na Argentina, o chaveamento resultou em um confronto entre a seleção brasileira e a seleção peruana, ambas com o uniforme branco como cor principal. Por conta disso, os jogadores entraram em campo vestindo as camisas do time argentino, Independiente.

A possibilidade de um uniforme vermelho existe?

De acordo com o capítulo III, artigo 13, inciso III, o estatuto da CBF de 2017 prevê que a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco).

A única exceção prevista no texto é quando há eventos comemorativos. Nessa situação, a diretoria precisaria aprovar a alteração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *