Resumo
- 1º Simpósio reúne profissionais de diversos setores para discutir estratégias de redução da mortalidade materna e infantil.
- Cidades como Campinas e Barueri apresentarão práticas de sucesso na área da saúde materno-infantil.
- Palestras, debates e estudos de casos vão nortear medidas para fortalecer a rede de atenção e reduzir óbitos evitáveis.
O Comitê de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal de Piracicaba realiza no dia 11 de setembro o seu 1º Simpósio, com o tema “A importância da intersetorialidade na redução da mortalidade materna e infantil”. O encontro será no anfiteatro da Secretaria da Educação, das 7h30 às 16h30, reunindo profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, sociedade civil e representantes de hospitais públicos e privados.
O evento tem como objetivo levantar dados sobre óbitos maternos, infantis e fetais, identificar fatores de evitabilidade e propor medidas de prevenção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ZK2kMWrt76dUY8Cp9.
Entre as atividades previstas, estão palestras, discussão de casos clínicos e a apresentação de experiências bem-sucedidas de municípios como Campinas e Barueri, que têm baixos índices de mortalidade infantil. A obstetra Adélia Marques fará uma palestra sobre os “10 passos para redução da mortalidade infantil e materna”.
Histórico
O Comitê atua investigando os óbitos maternos, infantis e fetais para analisar se poderiam ter sido evitados, além de propor melhorias nos processos de trabalho e na rede de atenção.
Experiências positivas
Durante o simpósio, serão apresentadas iniciativas de Campinas e Barueri, além da troca de experiências por meio da análise de um caso real, promovendo debate entre profissionais de diferentes setores.